-
Arquitetos: Bhemn - Arch Experience Integrated, estudio254
- Área: 4790 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Emílio Rothfuchs
-
Fabricantes: Anjo, AutoDesk, Belgotex , Chaos Group, Colorgin, Coral, Decorar Estofados, Duratex, ID Panda, INNOVA, Killing, Killing - Kisacril, Kresil, Luzzo, Móveis Alan Aguiar, NB Bortolini, Sherwin-Williams, Trimble Navigation, Turella, Usina da luz, +1
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Instituto Caldeira é um centro de inovação e empreendedorismo, localizado no 4º distrito de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Um projeto realizado pela BHEMN com a missão de perpetuar a história local e trazer inovação para a cidade.
A BHEMN – Arch Experience Integrated – realizou a transformação arquitetônica, sendo idealizadora da conceituação do espaço e do projeto, e responsável pela execução completa. O resultado é a reforma de um prédio construído nos anos 1920 que abrigou um dia a caldeira trazida da Inglaterra pelo empreendedor A.J Renner, em um espaço moderno e colaborativo.
O projeto é um desdobramento dos principais hubs de inovação do mundo e atende aos novos modelos de trabalho, servindo de inspiração para pessoas e negócios. Os elementos principais são a arquitetura e o design, pensados em cada detalhe visando o aproveitamento de materiais, o uso criativo de matérias-primas e a sinergia entre o antigo e o novo.
A equipe realizou as demolições de paredes, aberturas e novos acessos, serralheria, projeto e instalação de ar-condicionado, pisos, revestimentos e pinturas, cobertura metálica com vidros, projeto e execução de iluminação, hidráulica e elétrica, adequação e adaptação de acústica, pinturas e gesso, e mobiliário.
Divisórias em vidro e estruturas metálicas foram pensadas para integrar todos os ambientes. Os diversos jardins internos foram reorganizados a fim de trazer maior conforto visual e lazer. Hoje em dia também servem como sede para pequenos eventos do instituto. O teto do local manteve-se intacto por fazer parte da personalidade da construção e evidenciar os detalhes da obra, absorvendo a luz por meio de uma claraboia e criando contraste entre o natural e o industrial.
Descartes da obra antiga foram utilizados de maneira contemporânea transformando-se em mobiliários, contribuindo para uma obra ecológica e sustentável, reduzindo custos, materiais e acúmulo desnecessário de lixo. Dentre os mobiliários criados estão os cachepôs metálicos, os bancos externos em madeira e alguns pendentes.
A arquibancada principal situada no miolo da edificação tem como proposta conectar as pessoas e ser o espaço oficial de convenções e palestras. A estrutura deste ponto foi elaborada com pilares e vigas metálicas - ornando com o ambiente e marcando-o como o marco central da obra. Os assentos em madeira de deck tratada e o piso superior em grama sintética, trazem comodidade para os espaços de encontro.
Hoje o Instituto Caldeira se tornou um importante local para a região, sendo sede das maiores empresas e startups do estado. Esta obra além de ser atemporal e funcional, também impulsiona o crescimento do bairro, melhorando a segurança, o acesso ao transporte público e fomentando o mercado imobiliário na região. O Instituto Caldeira é um acontecimento e um marco na arquitetura Gaúcha. E este é um legado da BHEMN.